top of page

Resistência a Herbicidas e Seleção !

O que veio primeiro, a resistência aos herbicidas ou os herbicidas?

Já sabemos a resposta para essa pergunta, mas como confirma-la?

Recentes estudos comprovaram que a resistência a herbicidas foi a primeira a aparecer. Ao analisar amostras de plantas de herbários na França, pesquisadores concluíram que a risco do surgimento de resistência é maior do que se imaginava. Os estudos foram obtidos por pesquisadores da universidade de Dijon e publicados em 2013 na revista Plos One (Christophe Délye).


A frequência inicial da resistência de plantas daninhas a um herbicida em determinada população é tema recorrente no meio da nossa ciência. Em cada ciclo de vida de uma planta mutações aparecerem e desaparecem das populações. O estudo foi feito buscando-se mutações do gene ACCase na espécie Alopecurus myosuroides. Para isso foram coletadas amostras de 734 plantas de um herbário que foram armazenadas entre 1788 e 1975 (antes da aplicação destes herbicidas). O que se encontrou foi uma mutação responsável por causar a resistência da espécie em uma planta armazenada em 1788. Esse fato confirma que a resistência é um caso de seleção Darwiniana e que o a frequência inicial da resistência no campo, pode ser maior do que a estimada.

Caso queira ver o artigo na integra entre na página do Instituto (http://www.spe.inra.fr/Toutes-les-actualites/La-resistance-existait-avant-les-herbicides).

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Semeadura cruzada ?

A agricultura muda muito rápido. Nos últimos anos tivemos grandes mudanças nos sistemas agrícolas que impactaram de maneira significativa o manejo de plantas daninhas. Um dos exemplos, a proibição da

Comments


bottom of page