XXIX Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas

         E chegou ao fim mais um Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas.

         Realizado em Gramado/RS, o Congresso teve como tema a Ciência das Plantas Daninhas em Clima de Mudanças, nome que coube muito bem ao evento. Durante este Congresso foram criadas várias iniciativas que irão estimular o desenvolvimento da área da Matologia no Brasil. Ainda mais com o retorno da Revista “Planta Daninha” no JCR.

       Realizou-se anterior ao Congresso, o III Workshop HRAC, que tratou exclusivamente da resistência de plantas daninhas a herbicidas. Neste blog, na secção downloads, você pode conferir os posters apresentados no Workshop, que apresentam todas as plantas daninhas resistentes no Brasil até o momento.

        Algumas das palestras foram muito produtivas, como a resistência de plantas daninhas causada por mecanismos não-alvo (baixar palestra) e os desafios para que o manejo integrado de daninhas seja implantado (aqui). Sugere-se que com as recentes descobertas, os herbicidas não mais sejam classificados por seu modo de ação, mas sim pela via de metabolização. A resistência causada pela metabolização de herbicidas, causa até mesmo a resistência a mecanismos de ação não descobertos ainda (se utilizarem-se da mesma via de alguns já existentes, como por exemplo a enzima P450).

       Foram abordadas ainda novas tecnologias, que irão revolucionar o cenário da Matologia, como os novos transgênicos, e a tecnologia do RNA interferência, que iremos tratar em breve aqui no blog.

O próximo Congresso será realizado no ano de 2016, na cidade de Curitiba. Nos vemos lá !


gramado

#CBCPD #Gramado #SBCPD

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo